terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Especial: 10 dicas para fazer fotos melhores com o seu iPhone

Sozinhos, os smartphones da Apple já são excelentes câmeras, mas com estas dicas suas imagens ficarão ainda mais impressionantes.
O principal desafio ao fotografar com um iPhone é conseguir ótimas fotos com um aparelho que foi principalmente projetado para conversar. Mas se você tiver estas dicas em mente, poderá fazer algumas imagens excelentes.

1. Saia na frente
É uma boa idéia se acostumar a acessar a câmera do iPhone diretamente a partir da Lock Screen: basta pressionar o botão Home e deslizar o ícone da câmera para cima. Assim você pode começar a fotografar sem ter de digitar uma senha ou se autenticar com o Touch ID.
FotoiPhone_Dock-580px
Outra forma de garantir que você estará sempre pronto para uma foto é colocar o ícone do app da câmera em sua primeira tela, ou mesmo na dock. E desde o iOS 7 é possível acessar rapidamente a câmera a partir do Centro de Controle, basta deslizar o dedo pra cima a partir do rodapé da tela. O ícone da câmera está no canto inferior direito.
2. Componha a foto com cuidado
Capturar uma boa foto não é apenas uma questão de conhecer os ajustes corretos da câmera. Você precisa compor as imagens como um profissional. Vá em Ajustes / Fotos e Câmera e ative a opção Grade para dividir a tela em uma grade de 3x3. Use a “regra dos terços” para colocar o assunto principal da imagem na intersecção das linhas, em vez de no meio da tela.
FotoiPhone_Obturador-580px
Use a grade para ajudar a compor a cena
Tome o cuidado de manter a câmera nivelada: nada arruina uma foto como um horizonte inclinado. E fique de olho no fundo para que nenhum objeto pareça estar “crescendo” na cabeça de alguém.
3. Mantenha o iPhone firme
Uma das causas de fotos borradas com um iPhone é que ele é leve e fino, e portanto meio desajeitado de segurar em comparação a uma câmera comum. Segure o smartphone o mais firme que puder, usando as duas mãos, e mantenha os cotovelos junto aos lados do seu corpo para ter mais suporte.
Respire fundo e exale lentamente enquanto toca gentilmente no botão do obturador. Você também pode usar o botão de aumentar volume, ou o controle no cabo do fone de ouvido, para disparar a foto, o que ajuda a evitar mover o iPhone e borrar a imagem.
4. Aprenda o tempo do obturador
O controle do obturador de seu iPhone é digital, então é provável que você encontre um “atraso” causado pelo software, ou seja, uma intervalo entre o momento em que você aperta o botão e quando o sensor realmente captura a imagem. Observe qual é o atraso para conseguir capturar momentos precisos, e evitar mover a câmera antes da hora. Uma dica importante: a imagem é capturada quando você solta o botão do obturador, não quando você o pressiona.
Se você está fotografando cenas de ação com o iPhone 5S, segure o botão do obturador para usar o modo Burst (captura em sequência). Quando você faz isso a câmera faz até 10 fotos por segundo, e quando você terminar o iPhone irá indicar qual acha que é a melhor, embora você possa revisar manualmente todas as fotos da sequência e escolher você mesmo.
5. Deixe o sol brilhar
Seu smartphone pode lidar com desenvoltura com várias situações, mas não pode fotografar toda cena que encontrar. O diminuto sensor precisa de luz, e se sai melhor ao ar livre na luz do dia. Para as melhores fotos, siga o conselho que os fotógrafos seguem a muitas décadas: posicione-se com o sol atrás de você, ou sobre um de seus ombros.
Evite fotografar em direção ao sol, ou o assunto ficará radicalmente subexposto. Se estiver fotografando em um espaço fechado, posicione-se com as costas para uma janela e acenda as luzes.
6. Use o Flash para realçcar detalhes à luz do dia.
Pode parecer um contrasenso, mas se você estiver fazendo um retrato à luz do sol, usar o Flash para preenchimento pode ser uma arma secreta. Ele fornece uma luz agradável e homogênea sobre a face da pessoa fotografada, preenchendo a maiora das sombras.
O detalhe é que o pequeno flash LED de seu iPhone só funciona à curta distância, então não espere ver diferença a não ser que você esteja a um metro e meio ou menos de distância do que deseja fotografar.
7. Use o HDR em vez do Flash
Desde o iPhone 4 que a câmera do iPhone tem um “modo HDR” que combina diversas exposições para criar uma única imagem com uma impressionante quantidade de detalhes e ampla gama de tons e cores. Experimente usá-lo sempre que você estiver em situações de iluminação difícil, como um dia nublado ou em uma cena com muito contraste entre luz e sombra.
8. Não use o zoom digital
Seu iPhone não tem um sistema óptico para ampliação da imagem, como as câmeras compactas ou profissionais. Em vez disso ele usa zoom digital, que deixa a imagem com uma aparência suja e destrói os detalhes. E para piorar, ele torna ainda mais difícil tirar uma foto estável.
FotoiPhone_Zoom-580px
Em vez de usar o zoom, aproxime-se o máximo do que deseja fotografar
Quer preencher o quadro? Mova-se para mais perto do que deseja fotografar. Se você precisar de um “zoom”, pode conseguir um efeito melhor do que o zoom digital usando um editor de imagens no PC.
9. Abasteça-se com software
Um dos principais benefícios de fotografar com um iPhone é que você pode instalar inúmeros apps. Dê uma olhada na iTunes Store por programas que mudam a forma como a câmera funciona, ou apps de edição para melhorar suas imagens após a captura.
FotoiPhone_Apps-400px
Estes apps podem ajudar na captura e edição de imagens
10. Não tenha medo de experimentar
Depois de fazer uma foto você pode usar o app Photos, o iPhoto ou apps de terceiros para fazer ajustes. E você pode usar a maioria dos controles como se estivesse colocando tempero em uma sopa: experimente e aplique “a gosto”. Controles de saturação, por exemplo, ajustam a intensidade da cor. Normalmente o melhor é usar uma saturação baixa ou média, já que níveis mais altos vão deixar as pessoas como se tivessem se queimado ao sol. E efeitos como negativo, sépia e preto e branco também podem ajudar a produzir fotos cativantes.

Macworld

Nenhum comentário:

Postar um comentário