quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Fim de ano fit: substituições espertas para uma ceia mais light



Renata Vanzetto, Patricia Helu e Andrea Santa Rosa dividem receitas funcionais (e deliciosas) para entrar no ano que vem aí com a silhueta enxuta



 

As delícias típicas das ceias de fim de ano ajudam a aumentar os ponteiros da balança quando o período de festas termina. No entanto, há substituições espertas e fáceis de fazer – como optar pelo tender ao invés do peru, pela quinoa no lugar do arroz branco e por sobremesas livres de glúten e lactose – que podem te ajudar a entrar no ano novo mantendo a silhueta do ano anterior. Duvida? A chef Renata Vanzetto, dos restaurantes Marakuthai e Ema;  a personal cooker Patricia Helu e a nutricionista Andrea Santa Rosa mostram como aqui abaixo.

ENTRADA
"Abuse das oleaginosas como castanhas, amêndoas, avelãs, macadâmia e nozes. Elas reduzem o impacto das bebidas alcoólicas e são fontes de vitaminas e minerais antioxidantes como vitamina E, selênio, magnésio, zinco, glutationa entre outros" explica Andrea.
"Inicie a ceia com uma salada bem farta e, de preferência, com muitas folhas. Evite molhos industrializados e gordurosos, privilegiando os feitos a base de azeite e limão, que saciam o paladar e ajudam na digestão" aconselha Patricia. A indicação dela: uma salada de brotos com abacate e mix de nuts e sementes.

PRATO PRINCIPAL
"Comece a refeição sempre pela proteína, garantindo maior saciedade durante a festa", ensina Patricia. O peru, por exemplo, é boa opção: tem 125 calorias a cada 100 gramas contra as 130 do tender, outras 160 do pernil e 171 do lombo.
Quem preferir, pode optar por peixes que, na receita de Renata, ficam ainda mais leves.“Tempere o peixe apenas com sal, pimenta do reino e limão. Envolva o filé em uma folha de couve, regue com azeite e ponha para assar por 20 minutos a 240 graus” ensina Renata. Fuja das preparações fritas, com, creme de leite ou gratinadas.
No quesito acompanhamentos, dê preferência ao arroz integral e incremente-o com frutas secas, como amêndoas laminadas, e raízes. Outra boa opção: servir quinoa com lentilhas e cebolas.

A tradicional farofa pode ser funcional: basta substituir a manteiga pelo óleo de coco, que estimula a redução do colesterol e tem poder antioxidante. Quer deixá-la ainda mais saudável Faça sua própria farinha a partir de um mix de nuts.
Editora Globo (Foto: Editora Globo)


SOBREMESA
Sem glúten e lactose, clássicos da mesa de Natal e Ano Novo não precisam ser deixados de lado – até mesmo a rabanada, rica em calorias na sua apresentação original, ganha passe livre quando assada dentro do forno com baguetes sem glúten, leite de coco ao invés do leite regular, mais cobertura de sucralose, coco ralado e canela – dica de Andreia.

Abaixo, Patricia divide com nossos leitores sua receita de chocotone gluten e lactose free. Anote já:

Pré Fermentação:
1 xícara de água morna (240ml)
1 colher de sopa de açúcar de coco
1 colher de sopa de fermento biológico
Dissolva na água morna o açúcar e o fermento. Reserve em local fechado por 10 minutos até formar uma espuma
Ingredientes:
1 ½ xícara de farinha de arroz
½ xícara de fécula de batata
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 de xícara de polvilho doce
1 xícara de açúcar de coco
3 ovos orgânicos
4 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de chá rasa de goma xantana
1 colher de sopa de fermento químico em pó
4 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de vinagre de macã
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (opcional)
1  xícara de chá de nozes picadas
1 xícara de chocolate picado sem lactose 70% cacau
3 colheres de sopa de raspas de laranja Pitada de sal
Modo de preparo:
Faça a pré-fermentação. Peneire as farinhas e misture os demais ingredientes secos menos a goma xantana e o açúcar (cacau, canela fermento químico). Bata os ovos com o açúcar até crescer um pouco, adicione o óleo, as raspas de laranja e o vinagre. Peneire as farinhas e misture os demais ingredientes secos menos a goma xantana e o açúcar (cacau, canela fermento químico). Bata os ovos com o açúcar até crescer um pouco, adicione o óleo, as raspas de laranja e o vinagre. Acrescente a espuma da pré fermentação aos poucos,  coloque em seguida os secos e incorpore bem (se for usar a biomassa coloque agora). Adicione goma xantana e bata mais um pouco. Coloque a massa em um bolw e misture as nozes e o chocolate. Já na forma de panetone, deixe a massa crescer por 30 minutos em local fechado. Asse no forno pré aquecido a 180 C por aproximadamente 35 minutos. Se desejar polvilhe chocolate e amêndoas laminadas antes de colocar no forno.

Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário