quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Volvo cria sensores 360º para zerar acidentes fatais em seus carros até 2020.


Chamado Non-Hit Car and Truck, projeto que mapeia o redor do veículo ainda está em testes

Volvo Non-Hit Car and Truck (Foto: Divulgação)
 

A Volvo quer reduzir acidentes fatais ou com vítimas graves em seus carros a zero até o ano 2020. Por isso, a montadora confirmou que em dezembro concluirá uma nova geração de sensores que promete monitoramento de  360º ao redor do carro. Chamado de Non-Hit Car and Truck, o projeto é fruto de uma colaboração de diversas instituições suecas, além de universidades e indústrias. A montadora ainda não revelou quando o dispositivo estará presente em modelos de produção. Por enquanto, há apenas dois veículos de teste.

Segundo a Volvo, o sistema é composto por sensores instalados ao redor do veículo, controlados por uma estrutura central que permite a troca de informações entre os próprios sensores e outras tecnologias externas, como câmeras, radares por ondas, radares por laser e GPS, por exemplo. Dessa forma, o software Non-Hit criaria uma visão em 360º do ambiente, detectando diversos elementos ao redor do carro e potenciais situções de risco invisíveis aos olhos do motorista.
Definido como um dispositivo de segurança, ele pode frear ou controlar a direção do veículo com mais agilidade do que o reflexo natural do condutor. Assim, se o motorista desvia o olhar da pista e invade a contra mão, por exemplo, o carro desvia de um veículo vindo na direção contrária. "Nosso objetivo primário é focar na prevenção de diferentes cenários de acidentes. Mas, indo à frente, nós vamos continuar a trabalhar no desenvolvimento de carros que se adaptam a cada comportamento único de cada condutor”, afirma Anders Almevad, gerente do projeto.


Auto Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário