sexta-feira, 6 de junho de 2014

A inovação está na abordagem do produto

Como a Suíça recuperou sua economia fabricando relógios
  Reprodução
A seguinte situação: milhares de trabalhadores perdendo o emprego, fábricas fechando, empresas pedindo concordata, invasão de produtos baratos da China e empresários preocupados com a crise econômica. Pensou no Brasil? Pois é, problemas existem em todos os lugares e épocas, essa era a situação da Suíça em 1970. O suíços deram a volta por cima adotando uma nova abordagem para os seus famosos relógios. Combinando relógios digitais e mão de obra barata os orientais abocanham o mercado, deixando os suíços com uma participação de 15% entre 1977 e 1983, ante aos 43% que tinham nos bons tempos. A saída foi vencer o paradigma nacional de fabricar relógios analógicos e adotar os baratos relógios digitais. Para começar a General Company of Swiss Watchmakin e a Societé Suisse pour I’Industrie Horlogère, antes rivais, se uniram para enfrentar a concorrência.
Apenas fabricar relógios digitais não era suficiente, era necessário vender grandes quantidades para ter lucro. Na época, os relógios eram um acessório indispensável no cotidiano das pessoas. O problema era as pessoas usavam um relógio até estragar. Então era necessário mudar o hábito das pessoas. Elas deveriam ter muitos relógios. Como fazer isso? Tornando o relógio um acessório de moda.
Foi nessa linha e com uma grande campanha de marketing que em 1983 a marca Swiss Watch, ou simplesmente Swatch, começou a lançar coleções de relógios a cada temporada. Em 1992, os relógios da marca já eram os mais vendidos e hoje, mesmo em um mercado altamente competitivo, detém uma significativa participação de mercado.
Traçando um paralelo com os produtos de tecnologia, hoje o que vende são produtos que estão na moda. Lembrando que as compras são irracionais, apesar de certos smartphones serem melhores que os da maça, os consumidores ainda sonham em ter um iPhone. Outro exemplo, mais simples e barato é a personalização dos smartphones usando uma capinha diferenciada.
O desafio é ter um produto da moda. Você deve estudar como mudar a abordagem do seu produto para inseri-lo no mundo fashion.

Olhar Digital

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