F1 elétrica' terá duelos Piquet x Prost x Senna nas pistas
A última prova da temporada da Fórmula E será realizada em Londres - Divulgação/Site Oficial/VEJA
A nova categoria é chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e tem como sua principal meta desenvolver e divulgar a tecnologia elétrica que deve ser usada em carros de rua no futuro. Mas, além do apelo ambiental, o campeonato usa outras estratégias para levar o carro elétrico para mais perto das pessoas, entre eles vários pilotos que já passaram pela F1, mulheres ao volante e todas as dez etapas realizadas em circuitos urbanos. Para os brasileiros, um estímulo especial: além de Bruno Senna e Nelsinho Piquet, a temporada que começa em 13 de setembro, em Pequim, e termina em 27 de junho de 2015, em Londres, terá um terceiro conterrâneo na pista, Lucas di Grassi.
Os três brasileiros têm passagens pela F1, da mesma forma como outros oito pilotos, entre eles o italiano Jarno Trulli, o alemão Nick Heidfeld e o espanhol Jaime Alguersuari. Duas das mais tradicionais escuderias da Fórmula 1 participam do projeto: a McLaren fornece o motor elétrico e a Williams desenvolveu a bateria. De acordo com Di Grassi, que correu a temporada 2010 da F1 pela Virgin Marussia, há semelhanças entre as categorias. “Esteticamente, os carros são bastante parecidos. A principal diferença é que na Fórmula E o carro tem bateria e motor elétrico e não tanque de combustível e motor a combustão. Por enquanto, os elétricos chegam a 225 km/hora, bem abaixo dos carros da F1, mas a tendência é que a velocidade aumente à medida que a tecnologia se desenvolva.”
Todas as dez corridas da temporada serão em circuitos de rua, no centro das cidades. Buenos Aires, na Argentina, e Punta Del Este, no Uruguai, serão os circuitos sul-americanos no calendário. O Rio de Janeiro esteve perto de receber uma corrida. “Não deu certo porque a prefeitura do Rio disse que não conseguiria construir a pista. Mas o Brasil é um mercado muito importante de automobilismo e acho que haverá uma corrida no futuro”, diz Di Grassi. No Brasil, a temporada será transmitida pelo canal a cabo Fox Sports.
As regras da Fórmula E

Piquet, Senna e Prost

Nelson Piquet: 3 (1981, 1983 e 1987)
Ayrton Senna: 3 (1988, 1990 e 1991)
Alain Prost: 4 (1985, 1986, 1989 e 1993)
O sobrinho de Ayrton considerou que a participação dos três pode ser usada como uma estratégia de marketing, mas ele não pensa em apenas vencer um ou outro. "Acho que vai ser bem interessante para o público e talvez atraia um pouco do pessoal que curte F1. Mas o alvo é ser competitivo e vencer quem estiver pela frente."
Nos últimos testes no circuito de Donington, na Inglaterra, Prost levou a melhor sobre os brasileiros, assim como fez o seu pai no confronto direto com Nelson e Ayrton entre 1984 e 1991. Nicolas fez o segundo melhor tempo, atrás apenas de seu compatriota e companheiro de equipe Sebastién Buemi. Bruno fez o quarto melhor tempo e Di Grassi foi o sexto. Nelsinho, da China Racing, foi o 11º.
Segundo Bruno, os primeiros testes serviram para avaliar a confiabilidade do carro. "É difícil dizer quem são os favoritos ao titulo, mas sabemos que o nível do campeonato está altíssimo. Provavelmente é o campeonato mais competitivo atualmentem, depois da F1. Creio que estaremos desde o começo entre os cinco primeiros. Mas só vai dar para saber quando chegarmos à China." Ele citou Buemi, Di Grassi, Piquet, Alguersuari, Heidfeld, Trulli e Da Costa como principais adversários. Prost ficou de fora.
Veja.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário